5 3  A n o s  V i a j a n d o   p e l o  B r a s i l !

EXPRESSO NORDESTE - Viver é Viajar!

 5 3  A n o s  V i a j a n d o   p e l o  B r a s i l !

FESTA NACIONAL DO CARNEIRO NO BURACO


A Festa Nacional do Carneiro no Buraco é realizada no Parque de Exposições Getúlio Ferrari, na BR 158.

O ponto alto dos festejos é o domingo, com o almoço do Prato típico quando as entidades participantes servem 180 tachos do carneiro no buraco para doze mil pessoas.

Os visitantes tem à sua disposição shows, exposições comercial, industrial e de artesanato, espetáculos ao ar livre, parque de diversões, rodeios e boas opções em gastronomia que vão de refeições elaboradas ao fast food tradicional das festas populares. Há ainda espaços para a comercialização de produtos regionais e expande-se o agro-negócio com exposição, feira e leilões de gado e de implementos, entre outros produtos.

 

História

O Carneiro no Buraco é prato típico de Campo Mourão. A iguaria foi criada por três pioneiros da cidade, em 1962, depois de assistirem a um filme em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas, todos já falecidos, foram os pioneiros no desenvolvimento da iguaria. Resolveram experimentar o peculiar sistema, mas as primeiras tentativas foram frustradas. Ora os ingredientes não ficavam cozidos, ora era impossível consumir por estar impregnado pela fumaça. Também não foi fácil acertar a melhor combinação entre legumes, tubérculos, condimentos, carne e até fruta. Mas valeu a curiosidade e persistência. No início o prato era servido esporadicamente apenas em festas de amigos, na década de 1980 passou a ser servido também quando autoridades visitavam o município.

 

O prato típico

Em 1990 o prato típico foi oficializado como iguaria e a 1ª primeira Festa do Carneiro no Buraco foi realizada no ano seguinte. O evento acontece sempre no segundo final de semana de julho. A Festa tornou-se Nacional do Carneiro no Buraco em 1993, e acabou transformando o prato típico em verdadeiro símbolo de Campo Mourão no Brasil e em outros países.

Um dos divulgadores do Carneiro no Buraco e responsável pelo desenvolvimento dar receita foi o artista plástico Tony Nishimura, homenageado atualmente através da Cozinha Única.


 

Os Rituais

Na noite de sábado dois rituais marcam ainda a Festa Nacional do Carneiro no Buraco. O primeiro é espetáculo “O Guardião do Fogo“, realizado na Arena do Parque de Exposições pela Fundação Cultural do município que conta a história da criação do prato típico. Em seguida acontece o Ritual do Fogo, com o acendimento do Buraco número 1 e dos demais no Pavilhão dos Buracos, às 23h, fazendo deste um momento de magia e rara beleza. A Retirada dos Tachos começa às 11 horas com a abertura solene do tacho nº 01, marcando o início do almoço junto ás entidades que comercializaram os convites.

 

(Ritual do Fogo)

 

EXPRESSO NORDESTE estará presente na 26ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco de Campo Mourao! Esperamos sua visita em nosso Stand!






Ler todas
» NOVAS LINHAS DA NORDESTE
» FESTA NACIONAL DO CARNEIRO NO BURACO
» CONHEÇA OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DO PARANÁ
» VOCÊ SABIA?
» COMO ARRUMAR UMA MALA DE VIAGEM?
» RESPEITE SUA VIDA
» NATAL DE LUZ 2014